Advogado Paranaense mostra preconceito com Maranhão e Nordeste

É grande a repercussão nas redes sociais da postagem do advogado Gustavo Zanelli. Ele defendeu a divisão do país e fez críticas ao Maranhão e ao Nordeste.

Por telefone tentamos contato com o advogado por meio de um telefone disponibilizado na página do Conselho Federal da OAB. A pessoa que atendeu a ligação disse que Gustavo não estava, estava no Maranhão.

Minutos depois, o advogado retornou a ligação para o celular e disse não entender a reação das pessoas. “Fiz uma crítica de conhecimento público sobre a questão do nepotismo e não estou entendendo a reação das pessoas”.

Ao ser perguntado se o perfil no facebook era seu, o advogado confirmou que sim. Ele, no entanto não quis comentar as declarações sobre o Maranhão e o Nordeste. “Me permita desligar a ligação. Eu só vou falar sobre o assunto em juízo”, afirmou.

O advogado disse não estar mais no Maranhão.

Blog do Zeca Soares.

13 ideias sobre “Advogado Paranaense mostra preconceito com Maranhão e Nordeste

  1. Ele é um idiota,no dia que acha um estado que queira ele,ele ainda fica falando merda.Todo estado tem as culturas diferentes,e também ninguém tem culpa se aqui é quente,e se ele não gosta calor,manda ele ir pro SUL,ou então mandar fazer uma roupa com ar-condicionado.

    • BRASIL TEM
      PLURALIDADE
      CULTURAL

      As culturas são produzidas pelos grupos sociais ao longo das suas histórias, na construção de suas formas de subsistência, na organização da vida social e política, nas suas relações com o meio e com outros grupos, na produção de conhecimentos etc. A diferença entre culturas é fruto da singularidade desses processos em cada grupo social.

      Reconhecer e valorizar a diversidade cultural é atuar sobre um dos mecanismos de discriminação e exclusão, entraves à plenitude da cidadania para todos e, portanto, para a própria nação.

      O Nordeste é sempre um lugar cobiçado: praias de águas claras e mornas, vegetação exuberante e paisagens de cair o queixo. As combinações são variadas. Se você gosta de mata exuberante e surfe, pode optar por Itacaré, na Bahia. Quer algo mais tranquilo? São Miguel dos Milagres, em Alagoas, é um ótima opção

      Região Nordeste

      Formada pelos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe

      Alagoas – Sua culinária é baseada em peixes, camarões, frutos do mar, preparados à base de leite de côco. O prato mais típico é o sururu de capote, além desse, você encontra peixadas com pirão regadas ao molho de pimenta e muito leite de côco, cuscuz de milho, batata doce, inhame, macaxeira com carne de sol, canjica, arroz doce, pamonha. As frutas consumidas são mangaba, pitanga, sapoti, pinha, graviola, cajá, cajú, acerola, etc.

      Bahia – Predomina a cultura africana, tendo três ingredientes básicos: leite de côco, azeite de dendê e a pimenta. Muitos apreciam os deliciosos pratos deste estado, entre eles podemos citar o bobó de camarão, moquecas, acarajé, vatapá, buchada de bode, sarapatel, mocotó. Podemos destacar os seguintes doces: ambrosia, doce de carambola, pitomba, cocada, doces com ovos e suco de umbu.

      Ceará – A cozinha cearense é conhecida pelos frutos do mar, como o camarão, caranguejo e a lagosta, além de outras preparações regionais.

      Maranhão – Camarão, sururu, caranguejo, robalo, tainha, surubim e outros peixes de água salgada e doce você vai encontrar neste estado. Os pratos típicos são os seguintes: galinha ao molho pardo, carne de sol, mocotó, todos acompanhados com farinha, também o arroz de cuxá e a casquinha de caranguejo. Os doces são feitos com as frutas típicas: bacuri, buriti, jenipapo, tamarindo, cajú, etc.

      Paraíba – Assim como nos demais estados dessa região, os pratos são feitos com frutos do mar, além de carne de sol, feita depois que descansa no leite, tornando a carne mais macia e saborosa. Outros alimentos muito consumidos neste local: queijo de coalho, feijão verde, macaxeira e outros.

      Pernambuco – Melado com queijo coalho, rabada, sarapatel e galinha à gabidela, buchada de bode, carne de sol com purê de macaxeira são pratos típicos desta região.

      Piauí – Na culinária piauiense utiliza-se muito no preparo dos pratos: coentro, cebolinha e corante natural extraído do urucum, a farinha de mandioca também é muito consumida para complementação dos pratos. Os doces mais apreciados são as compotas de cajú, manga, goiaba e doces de casca de laranja e limão.

      Rio Grande do Norte – Derivadas da atividade pecuária, podemos destacar as seguintes preparações típicas desta região: carne de sol, coalhada, manteiga de garrafa, etc. O leite de côco também é muito utilizado nas preparações. A paçoca, o bolo de rolo, pudim de macaxeira e o doce de caju em calda são alguns doces típicos.

      Sergipe – Os principais ingredientes da cozinha sergipana são os frutos do mar e o milho. Moquecas, caranguejadas, carne seca com jerimum, arroz de leite, sequilho de milho, canjica, pamonhas, cuscuz

      A Cultura da Região Sul do Brasil é muito rica, justamente por ter recebido influência de diversas colônias de imigrantes, como os alemães, os italianos, os poloneses e os ucranianos. Os colonizadores foram os primeiros a chegar na região anteriormente habitada pelos povos ameríndios. As principais manifestações estão na culinária, na literatura e na dança.
      A região Sudeste do Brasil é a segunda menor região do país, sendo maior apenas que a região Sul. A área real ocupa aproximadamente 924 510 km², 1/10 da superfície do Brasil. É composta por quatro Estados: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Limita-se ao norte e a nordeste com a Bahia; a leste e ao sul com o oceano Atlântico; a sudoeste com o Paraná; a oeste com Mato Grosso do Sul; a noroeste com Goiás e o Distrito Federal.

      COMO OBSERVAMOS, NÃO HÁ O QUE FALAR DAS CIDADES E ESTADO DO NOSSO AMADO BRASIL, TODAS AS CIDADES E ESTADOS, COM SUA PARTICULARIDADE E BELEZA.

      O ADVOGADO QUE FALOU MAL DO MARANHÃO, E DOS ÓRGÃOS PÚBLICOS, FOI MUITO INFELIZ NOS SEUS COMENTÁRIOS E TOTALMENTE DESUMANO E CRUEL, OS NOSSOS AMADOS DO MARANHÃO.
      ELE DEVE SIM SER PUNIDO PELA OAB, DIREITOS HUMANOS E PELO ESTADO DO MARANHÃO.

  2. nao sei porque este povo vem para o maranhao querem fazer fortuna aqui falando mal das pessoas tenho certeza que eles nao sao mais bem esclarecidos do que nos . quem nao gosta do maranhão e das nossas comidas que fiquem na sua terra.

  3. Ele tá é frustrado por não ter tido capacidade de se dar bem no “país perfeito” dele, e veio pra cá se sentindo melhor que nós pra quê? trabalhar ou estudar como fazem todos os nordestinos que vão para o Sul e Sudeste.

  4. IMETAME comprou um avião jato só p/ levar capixaba pra trabalhar no MA, cerca de quase mil funcionário , não culpo esse advogado de ter esse preconceito, culpo os politicos nordestino, de roubarem e não investi recursos em suas regiões.

    • Realmente os políticos sao culpados por isso, mas principalmente o povo nordestino que insistem em elege-los e reelege-los. Seria melhor levar esse comentário como um alerta e exigir desses safados melhores condições de vida ja que foram eleitos pelos eleitores do norte e nordeste.

  5. sou do parara,moro no Maranhão há 9 anos,e tudo que tenho devo a essa terra,não tenho a menor intenção de voltar pra minha terra onde vivi durante 20 anos,esse meu conterrâneo me envergonhou.

  6. Não só você amiga,mais, envergonha todas as pessoas de bem deste pais,veja que ironia, no Amazonas o povo elegeram uma senadora de santa catarina mostrando assim que o Brasil é um todos e não apenas Sul e Sudeste.sou filho de Manaus estado do Amazonas e meus familiares são do sul e sudeste este individuo não fala pelas pessoas boas destas região é apenas desequilibrado mental e persona non-grata no estado do Amazonas.

  7. Esse tal advogado Gustavo Zanelli é mais uma figura execrável das muitas
    existentes no nosso país.São pessoas que só sabem presentear os seus se-
    melhantes com fatos como os comentadod,não contribuem com nada que é construtivo,ou seja,encaram o mundo ao seu modo e de acordo com as suas
    conveniências e interesses menores.Infelizmente,essas pessoas existem em
    todas partes do mundo distribuindo ódio e tristeza.
    Por fim,a região nordeste do Brasil continuará dando a sua contribuição ao
    país com o seu progresso,com a riqueza de sua terra e com a poder laborativo
    do povo desta região.Não devemos dar ouvidos a uma gente medíocre em
    pensamentos e comportamentos com desse rábula de segunda categoria.

  8. É importante acrescentar que tais entendimentos não existem só em pessoas
    deste país,existindo casos semelhantes em outros países.Na Alemanha após
    a reunificação daquele país,os antigos alemães ocidentais tratam com um cer-
    to desprezo os alemães da antiga Alemanha Oriental,ou seja,são apelidados
    e considerados ignorantes,parasitas ,todos os tipos de preconceitos.Assim como
    é evidente que só existe preconceito contra quem é pobre.A criatura humana
    é extremamente problemática ,não consegue conviver nem entre os seus pa-
    rentes mais próximos,ou seja,imagina com o resto dos seus semelhantes.

  9. Acho que o mais ridículo da história é a hipocrisia desse advogado, moro no Paraná há 7 anos, pesquisas feitas pela própria UFPR mostram que o Paraná é o Estado com mais nepotismo no Brasil, chega ser ridículo, no judiciário e no legislativo é escancarado o negócio. Em Curitiba a falta do educação do povo é enorme , principalmente no trânsito e nos ônibus, o pior de tudo é ver a torcida do “Coxa” quebrar o próprio estádio, bater na polícia despreparada daqui (sendo que o próprio governador do Estado assumiu que Curitiba é a capital com menor número de policiais do Brasil) e ainda ouvir que a violência é causada pelos que “vêm de fora”, aliás, essa é justifica para tudo, se os imóveis estão caros, é culpa de quem é fora, violência, idem, e por aí vai. Em geral o povo do Paraná não enxerga que essas coisas estão acontecendo no Brasil inteiro, não é um fato isolado na terra deles, e buscam sempre culpar quem é de fora, como faziam os nazistas, ocorre que a Alemanha evoluiu e superou seu passado, o Paraná vive na idade da pedra com seu orgulho cínico e covarde, culpando quem não tem culpa por seus problemas enquanto seus políticos corruptos não resolvem nada e enriquecem cada vez mais, o povo que se julga perfeito também não admite seus defeitos ….

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>